Post Page Advertisement [Top]

Loja Atualizada 13/04/2022

Anúncio: Livros Rios de prata por R$:60,00 e A Jóia do Halfling por R$:60,00. Confira na loja.
Tormenta RPG VS D&D

Neste artigo irei comparar os dois jogos, Tormenta RPG e D&D 5, ressaltando suas vantagens e desvantagens. O objetivo não é colocar um contra o outro, mas sim avaliar as características que os tornam atrativos para determinados jogadores.

Introdução


Os dois títulos são RPGs de fantasia medieval e embora o Tormenta tenha suporte para o seu próprio cenário ainda no livro básico, ambos podem ser utilizados para narrar os mais diversos mundos de fantasia. Contudo é necessário observar que o sistema de TRPG foi projetado para que os PJs tivessem poucos itens mágicos, por isso evolução de Habilidades e Talentos é rápida.

Balanceamento e complexidade


Existem duas características que são as mais marcantes na hora de diferenciarmos os dois sistemas: balanceamento e complexidade.

O sistema de TRPG é sem dúvida mais complexo e desbalanceado que o sistema de D&D 5ª edição. Ele utiliza diversas classes variantes, de prestígio e centenas de Talentos, ao contrário do D&D 5 que tem menos classes e pouca aquisição de Talentos (embora estes sejam mais poderosos). Essa complexidade pode ser tanto encarada como vantagem quanto desvantagem; a diversidade de regras para os mais variados tipos de personagem pode ser muito bem vista como uma qualidade de TRPG. É bastante comum que os jogadores queiram personagens exóticos que não são cobertos pelas regras mais básicas do sistema. Neste aspecto considero TRPG imbatível, pois sendo um jogo nacional em franca expansão (com suplementos sendo lançados todos os anos) possui um suporte muito completo. Os sistemas de Golpes Marciais, Posturas e Escolas de Combate do Manual do Combate, são um ótimo exemplo de contribuição para a  diversão do jogo, trazendo "mais cor" para os combatentes.

Por outro lado, essa complexidade também significa problemas de balanceamento para o sistema. Os próprios autores já confessaram que Tormenta RPG é um jogo desbalanceado. Porém não pense que D&D 5ª edição é um jogo sem brechas para “combos”. É possível montar personagens especialmente poderosos combinando classes diferentes (como Paladino e Feiticeiro).

Outra característica marcante do D&D 5 é que todas as classes básicas são eficientes em combate. Já no Tormenta é possível montar personagens que sejam mais focados em perícias ou talentos específicos, não sendo às vezes tão efetivos em combate.


Outras diferenças

Grupo de fantasia medieval


Também existem outros avanços significativos no D&D 5ª edição que valem a pena ser citados:

  • Não é preciso comprar o Talento Acuidade com Arma como no TRPG. Para armas que tenham suporte a acuidade, você pode aplicar seu modificador de Destreza tanto no ataque quanto no dano.
  • Cimitarra é uma arma que possui Acuidade.
  • As regras de preparação de magias são melhores. Só é preciso preparar a magia uma vez para poder usar quantos respectivos espaços de magia você tiver.
  • É possível fazer tanto descansos curtos quanto longos. Descansos curtos recuperam algumas habilidades de classe ou raça além de dados de vida, já descansos longos recuperam os personagens completamente.
  • Sistema de Antecedentes: Nobre, Soldado, Acólito, Charlatão, etc...
  • Regras superiores para personagens morrendo. Não existem pontos de vida negativos.
  • Sistema de magia simplificado: você não precisa comprar a magia semelhante várias vezes como acontece com “Curar ferimentos”, basta usar um espaço de magia de nível maior.
Outra especificidade que pode ser considerada um avanço para muitos é que os bônus e penalidades foram simplificados para vantagem (role dois D20 e pegue o maior resultado) e desvantagem (role dois D20 e pegue o menor resultado) ao invés dos tradicionais +2 ou +4 e -2 ou -4 do Tormenta. Pessoalmente, neste ponto eu prefiro o TRPG.

Mas um defeito que achei grave no sistema do D&D 5 é que a Habilidade Inteligência foi desvalorizada, por não afetar mais a quantidade de perícias e idiomas que um personagem possui.

Outras diferenças que merecem ser citadas sobre o D&D 5ª edição, mas que não necessariamente podem ser encaradas como avanços incluem:

  • Não existe o Talento Saque Rápido e você pode sacar a sua arma com uma Ação livre.
  • Sistema de domínios com maior impacto nas magias, como acontecia no D&D 3.5. Por exemplo, um clérigo com o domínio da Luz tem acesso à Bola de fogo que é uma magia arcana.
  • Paladinos sem restrição de Tendência. Só é preciso seguir um juramento de acordo com o Arquétipo que você escolheu.
  • Você pode quebrar a movimentação sem precisar do Talento Ataque em Movimento como no TRPG. Você pode se mover, atacar e se mover de novo (respeitando o limite de deslocamento).
  • Foi incluído o conceito de Ação Bônus que pode ser utilizada de várias formas, como para executar magias e habilidades de classe.
  • Pré-requisitos para multiclassear entre classes básicas.
  • Ilustrações sem a temática mangá/anime.

 

Preço, suporte e disponibilidade em português


Talvez a maior vantagem do TRPG esteja relacionada ao preço ou ao seu suporte no Brasil. Enquanto a quinta edição de Dungeons & Dragons nem sequer foi lançada em português no país – obrigando o seus jogadores a adquirirem importados – Tormenta goza de uma coleção bastante ampla de livros na língua nativa. Enquanto se pode começar a jogar Tormenta RPG com míseros R$:89,90* pelo Manual Básico (que inclui um bestiário e regras para o Mestre), o D&D precisa de três livros na faixa dos R$:170,00*.

Isso pode significar muita coisa, sobretudo para iniciantes que não querem gastar tanto com um jogo que quase não se tem acesso no Brasil. Claro que há a internet e as traduções não oficiais, mas essas não são confiáveis – você encontra alterações de conteúdo dos livros. Além de que adquiri-las não contribui para a subsistência do jogo no mercado.

*Preços estimados até a data da postagem.

Conclusão


Não podemos afirmar que existe um ganhador nessa comparação. Cada um deve decidir com base nas informações levantadas qual é o jogo mais adequado para o tipo de mesa e diversão que você pretende ter. Na melhor das hipóteses eu recomendo jogar os dois. Mas você pode ter seu preferido...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

Loja Atualizada 13/04/2022

Anúncio: Livros Rios de prata por R$:60,00 e A Jóia do Halfling por R$:60,00. Confira na loja.
Designed by Colorlib | Customized by Mauricio Firstman